Configuração de Informações da Conta de Usuários

Cada pessoa que acessar um computador que contém o Conectiva Linux, deve possuir um nome de usuário e uma senha de acesso, podendo ser configurados durante o processo de instalação. Com eles, o usuário poderá acessar seu ambiente de trabalho, e realizar suas tarefas diárias.

Cada par de nome de usuário/senha consiste da conta do usuário em um ambiente Linux. O usuário possui certas permissões com esta conta, não podendo, por exemplo, modificar arquivos criados por outras contas (a menos que isto seja configurado). Existem permissões para tudo, desde o acesso a arquivos e aplicativos, até permissões de acesso a drives de dispositivos. Somente o superusuário - o administrador do sistema - possui acesso a todas as configurações e dispositivos do sistema.

Entretanto, um usuário pode modificar suas opções de conta, como sua senha, seu nome real, etc. Para facilitar estas configurações, acesse o Centro de Controle Conectiva e dirija-se ao menu Segurança e Privacidade -> Nome de Usuário e senha. Verifique esta tela na Figura 7.12. Alterando Informações da Conta:

Alterando Informações da Conta

Figura 7.12. Alterando Informações da Conta

Você verá na tela inicial duas partes: a parte esquerda contém as informações atuais sobre esta conta, e a parte direita contém as opções para configuração. Clique em Mudar Nome Real para editar o seu nome real (só poderá fazer isso digitando sua senha atual), e para modificar sua senha, clique em Alterar Senha. Clique em Ok para confirmar.

Se você deseja fazer modificar mais informações, poderá acessar a sub-opção Gerenciamento de Contas, presente em Configurações do Sistema na tela inicial do Centro de Controle Conectiva. Você poderá:

[Important]Importante

Este aplicativo só pode ser acessado com a senha de superusuário, e por este motivo, você poderá também criar novos usuários e grupos, bem como alterar as informações de outros usuários. Portanto, tome cuidado ao mexer nas configurações.